Suplicy faz novo apelo contra o muro entre México e EUA

O vereador Eduardo Suplicy enviou nesta sexta-feira, 28 de dezembro, uma carta ao ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, sugerindo que o governo Michel Temer faça um comunicado de apoio ao México por comta da intenção do presidente dos Esatdos Unidos, Donald Trump, de insistir na construção de um muro entre os dois países.

Trump ameaça paralisar as atividades do governo norte-americano caso o Congresso não aprove o orçamento da federação contendo verba para a construção do muro. Os democratas, que fazem oposição, se recusam a aprovar a verba para o muro.

Suplict também parabenizou o ministro por sua entrevista concedida ao jornal “O Estado de S. Paulo”. Leia a seguir a íntegra da carta do vereador:

Prezado Ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes Ferreira:

Quero cumprimenta-lo por seus argumentos expressos em sua entrevista ao “O Estado de S. Paulo”, de 21 de dezembro de 2018, em que formula uma crítica às diretrizes anunciadas pelo Presidente Eleito Jair Bolsonaro com respeito à política de migração, muito consistentes com a Lei sobre Migrações aprovada pelo Congresso Nacional, para a qual teve importante contribuição como relator no Senado. Considero também positiva a sua posição e a do Presidente Michel Temer de não querer a construção de muros que separem a nossa fronteira com a Venezuela. Estou de acordo com a sua avaliação de que o Brasil não deve ter uma política de combate às imigrações como está acontecendo nos EUA e em alguns países.

Neste momento em que o Presidente Donald Trump ameaça fechar a fronteira com o México se os democratas não aprovarem o crédito de US$ 5 bilhões de dólares para o início da construção do Muro ao longo de toda a fronteira dos EUA com o México e a América Latina, considero vital que o Governo Michel Temer, neste final de seu mandato, tome uma atitude de coragem e de solidariedade ao México, conclamando a todos os governos dos países da Três Américas, desde o Canadá até a Argentina, a dizerem: “Presidente Donald Trump: Não Construa Este Muro”. Vamos adotar outras medidas para buscarmos a melhor integração de todos os povos da América do Norte, Central e do Sul.

Lembremo-nos do mais famoso discurso do Presidente Republicano Ronald Reagan, em 1987, diante do Muro de Berlim, conhecido como Muro da Vergonha, perante uma multidão, ao lado do Presidente da União Soviética, quando afirmou: “Mr. Gorbachev, se quiser promover a paz na Europa Oriental e na Europa Ocidental, então derrube este Muro.” O muro foi derrubado em 1989, ao tempo do Presidente George Bush, recém falecido, o que foi então aplaudido por toda a humanidade.

Conclame o Presidente Michel Temer a realizar este ato de coragem que terá o aplauso entusiástico de todos os povos latino-americanos e do Canadá.

Respeitosamente, o abraço amigo,

Eduardo Matarazzo Suplicy

Compartilhe
2018-12-28T16:36:07-03:00