Revista Voto – Edição de Novembro

Em 25 de outubro, entreguei à Presidenta Dilma Rousseff uma carta assinada pelos 81 Senadores da República, na qual sugerimos que crie um Grupo de Trabalho com a finalidade de preparar a instituição, por etapas, iniciando-se pelos mais necessitados, como o faz o Programa Bolsa Família, da Renda Básica de Cidadania, conforme dispõe a Lei 10.835/2004. Após sua aprovação no Congresso Nacional por todos os partidos políticos, esta lei foi sancionada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 8 de janeiro de 2004.
Uma carta à Presidenta da República assinada por todos os senadores de 27 unidades da Federação é algo raro. Dentre eles estão dois ex-presidentes da República, dois candidatos à presidência, um presidente e dois ex-presidentes do Senado, três presidentes de partidos, 16 líderes de partidos, 20 ex-governadores de Estado e 18 ex-prefeitos.
Agradeço a todos os senadores que, com entusiasmo, assinaram esta carta comigo.Em 20 de outubro completaram-se dez anos da instituição do Programa Bolsa Família, que contribuiu significativamente para a diminuição da Pobreza extrema e da desigualdade no Brasil. Podemos agora avançar mais, justamente através da Renda Básica de Cidadania, o direito de toda e qualquer pessoa, não importa a sua origem, raça, sexo, idade, condição civil ou socioeconômica de participarmos da riqueza comum da nação brasileira. Os que temos mais contribuirão para que nós mesmos e todos demais venhamos a receber.
Sugerimos que o Professor Paul Singer e os que tanto têm contribuído para a análise dos programas de combate à pobreza integrem o Grupo de Trabalho.