O governo Temer preparou um pacote para reduzir em 50% o número de beneficiados do Bolsa Família para o próximo ano. O alerta está sendo feito pela ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.
Em entrevista ao portal GGN, ela mostra com números como o programa está sendo esvaziado. “Não bastasse o verdadeiro crime do incêndio e destruição do Museu Nacional do Rio de Janeiro, o Governo Michel Temer resolveu se afastar de maneira drástica de sua obrigação constitucional de erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades”, disse o vereador Eduardo Suplicy após ler a reportagem.
Conforme mostra a ex-ministra Tereza Campello em sua entrevista para o jornalista Luís Nassif, o orçamento de 2019 prevê uma diminuição de 13,9 milhões de famílias beneficiárias do Bolsa Família em agosto de 2018 para cerca de 7 milhões em 2019. É uma redução dramática de investimento: de R$ 30 bilhões para 15,7 bilhões.
“Após 13 anos de esforços para tirar o Brasil do Mapa da Fome, infelizmente, o governo Temer parece não se dar conta do efeito multiplicador comprovado do Bolsa Família, que ainda movimenta a economia”, aponta o vereador.