Eduardo Suplicy e Carolina Iara (Bancada Feminista – PSOL) fizeram visita técnica às estruturas montadas para acolhimento de população em situação de rua para a Operação Baixas Temperaturas

 

Estive no Centro de Acolhida Emergencial Pelezão e na Tenda Emergencial Lapa na última quarta-feira, dia 28, acompanhado pela covereadora Carolina Iara (Bancada Feminista – PSOL) e a assessoria da vereadora Érika Hilton (PSOL). O Pelezão tem funcionado como Centro de Acolhida Emergencial desde o início de 2020. Segundo a prefeitura, com a diminuição dos casos de covid entre as pessoas em situação de rua, o equipamento foi transformado Centro de Acolhimento para Baixas Temperaturas, com expansão para 240 vagas das 140 abertas no início de julho. Detectamos que não há um espaço disponibilizado para o recebimento de famílias com crianças. A Subprefeitura da Lapa,  a terceira com  mais pessoas em situação de calçada, segue sem nenhum equipamento para o acolhimento de famílias. 

No Pelezão, a comissão verifica a distância entre as camas 

Depois da visita ao Pelezão, a comissão se deslocou para a Tenda Emergencial da Lapa, localizada na praça Miguel Dell’erba, em frente ao terminal de ônibus. O principal problema detectado ali foi o fato de haver pessoas sem acesso ao Centro Temporário de Acolhimento da Lapa, ao contrário do que informou a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Na Tenda Emergencial da Lapa, em frente ao terminal de ônibus

Encaminhei o relatório da visita ao prefeito Ricardo Nunes e às secretárias de  Assistência e Desenvolvimento Social Berenice Giannella de Direitos Humanos e Cidadania Ana Cláudia Carletto e de Segurança Urbana Elza Paulina de Souza pedindo esclarecimentos e providências.

A íntegra do relatório pode ser lida aqui em formato pdf.