Excelentíssimos Senhores Governador João Dória, Prefeito Bruno Covas, Vice Prefeito Ricardo Nunes, Vereadoras e Vereadores:
Vivemos momento tão difícil de agravamento da pandemia do coronavirus e o fim do auxílio emergencial. Vamos lembrar que 69,7 milhões de pessoas no Brasil foram beneficiadas, com um total de gastos de R$ 294 bilhões até dezembro. São Paulo foi a cidade com o maior número de beneficiários do auxílio emergencial: 3,6 milhões.
Possamos nós do Executivo e do Legislativo, situação e oposição, muito colaborarmos, sempre com respeito, para melhorarmos a qualidade de vida de todos os habitantes São Paulo, tornando-a uma cidade mais acolhedora e solidária, onde cada pessoa possa viver com o mais alto nível de dignidade e liberdade.
Neste tempo em que nós brasileiros estamos chocados com a violência que tem atingido as mulheres, com maior proporção as mulheres negras, precisamos dar maior prioridade ao tema. Felizmente aumentou o número de mulheres vereadoras, inclusive, pela primeira vez, algumas com o mandato coletivo como os da Bancada Feminista e a do Quilombo Periférico. Venho conclamar a todos darmos ainda maior atenção a como prevenir e evitar que haja violência contra a mulher. Vamos sempre tratá-las com muito amor e respeito.
Precisamos garantir que a volta às aulas nas escolas, com o devido debate com a comunidade, só se dará quando houver total segurança para a saúde das crianças, dos jovens, dos profissionais da educação e da saúde.
Faz-se necessário o diálogo do prefeito e de seus secretários com todos os vereadores/as, inclusive da oposição sobre temas importantes para toda a população como o que tenho solicitado sobre o as razões do veto não justificado à Lei que cria o Parque do Bixiga, de vital importância para o Teatro Oficina e toda a cidade.
A atenção para com a população em situação de rua nas ações de zeladoria e em especial na cracolândia.
Espero que logo tenhamos o sinal verde do Prefeito Bruno Covas para que possamos realizar a segunda votação do Projeto de Lei que cria o Marco Regulatório da Economia Solidária, em homenagem ao Professor Paul Singer, para estimular as cooperativas em São Paulo que tanto contribuem para aumentar as oportunidades de emprego e promover maior equidade.
A preocupação com a preservação e a ampliação das áreas verdes e com a sustentabilidade como tão bem tem nos recomendado a Rede Nossa São Paulo.
A importância de nos empenharmos para que em São Paulo e no Brasil venhamos logo a instituir a Renda Básica de Cidadania, Universal e Incondicional. Conclamo às/aos prefeitas/os, vereadoras/os de todos municípios brasileiros a formarmos uma Frente de apoio a este propósito, como já se formou em 2020 no Congresso Nacional. Disponho-me a debater o tema onde for chamado, ainda mais agora que o Papa Francisco, em seu novo livro “Vamos Sonhar Juntos”, recomenda a instituição da RBC com tanta força de argumentos.
Quero transmitir ao Governador João Dória que considerei importante que tenha resolvido restabelecer para a FAPESP, pelo decreto publicado ontem, a verba assegurada pela Constituição paulista de 1% da receita para a realização de pesquisas tão importantes com as relacionadas à covid-19, atendendo a preocupação dos cientistas e do meio acadêmico, como assinalou ainda ontem no “Estadão”, Eugênio Bucci.
Conforme o apelo da Comissão Justiça e Paz, Vamos todos nos empenhar para a Vacinação Já de todo o povo brasileiro!
Feliz 2021 a todos,
Eduardo Matarazzo Suplicy