O vereador Eduardo Suplicy recebeu na noite desta terça-feira (06/06) uma comitiva de estudantes do programa UniAfro em São Paulo – programa do governo federal – que reivindicam a continuidade de bolsas-auxílio para estudantes carentes e da periferia.
O programa fornece assistência financeira às instituições de educação superior com o objetivo de fomentar ações voltadas para a formação inicial e continuada de professores da educação básica e para a elaboração de material didático específico no âmbito do Programa de Ações Afirmativas para a População Negra nas Instituições Federais e Estaduais de Educação Superior (Uniafro).
Em São Paulo, o programa concede bolsas, em convênio com a Prefeitura de São Paulo, de R$ 495 mensais a 300 estudantes vinculados ao Uniafro e à entidade Mafalda, que também ajuda estudantes carentes. Os alunos frequentam 28 cursinhos pré-vestibulares e pré-Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) espalhados pela cidade.
A comitiva recebeu informações da Secretaria Municipal do Trabalho da capital de que as bolsas só serão pagas até julho deste ano. A interrupção do pagamento, segundo a secretaria, seria por falta de verba a ser destinada ao programa.
Os estudantes protocolaram um requerimento na secretaria e na Câmara Municipal pedindo a continuidade do pagamento das bolsas e pediram a Suplicy para que ajude nas negociações com o secretário do Trabalho, Eliseu Guilherme. O vereador se comprometeu fazer a intermediação e agendou uma reunião com Eliseu Guilherme no próximo dia 12 de junho para tratar do assunto.