O vereador Eduardo Suplicy se reuniu na manhã desta quarta-feira (10/01) com o presidente da Anlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), Edson Tomaz, para discutir diversos problemas apresentados pela Coopere Centro, uma das cooperativas de material reciclável da cidade de São Paulo.
A entidade foi inaugurada em 2003 e nasceu a partir do trabalho do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, da Organização de Auxílio Fraterno (OAF) do Serviço Franciscano de Ação Social (Sefras) e da Prefeitura de São Paulo.
De acordo com o vereador, o resultado foi bastante positivo. “Ficou definido que haverá a criação de um grupo de trabalho para discutir e resolver os problemas que afetam a cooperativa e as pessoas em situação de vulnerabilidade que são atendidas.”
A Coopere Centro é uma cooperativa de trabalho e conta atualmente com 120 cooperados, que trabalham na coleta seletiva e reciclagem de 250 toneladas por mês de materiais, possibilitando renda regular para as suas famílias, bem como a preservação do meio-ambiente e a conscientização ambiental.
Por estar localizada na região central de São Paulo e pela filosofia de trabalho adotada, acaba por acolher pessoas em situação de rua ou situação de moradia precária e alta vulnerabilidade social.
O grupo de trabalho vai agilizar a a questão da funciona suas instalações seja mantida sob sua responsabilidade para o desenvolvimento dos trabalhos de geração de renda e inclusão, além da formalização da permissão de uso.
Também vai atuar para viabilizar a autorização para adequar a infraestrutura para melhorar as condições de trabalho no local.
Outro abordado e que foi garantido pela Amlurb foi a volta dos caminhões de coleta da prefeitura no atendimento à cooperativa.