O vereador Eduardo Suplicy participou na última esta sexta-feira, 11 de maio, na praça Dom José Gaspar, no centro de São Paulo, do debate e lançamento do livro “População de Rua – Censo, Perfil Demográfico e Condições de Vida na Cidade de São Paulo”.
A obra é uma pesquisa importante e relevante coordenada pelos especialistas Jorge Broide e Emilia Estivalet Broide publicada pela Juruá Editora. Com prefácio assinado por Suplicy, o livro congrega duas pesquisas realizadas na cidade de São Paulo.
São dois olhares: um qualitativo e outro quantitativo, duas abordagens pelas quais o poder público busca compreender o mundo da rua de forma profunda. Os trabalhos expõem a grande diversidade de situações que ocorrem nos equipamentos públicos e privados, nas calçadas, nas malocas e demais espaços onde a vida das pessoas em situação de rua acontece.
Um dos trabalhos que serviram por base para o livro é o Censo Fipe, cujo diagnóstico ressalta a necessidade de renda monetária para as pessoas em situação de rua, pois é uma forma de integração, mesmo que parcial na economia de mercado em que vivemos.
“Ou seja, fica claro que a Renda Básica de Cidadania é uma alternativa mais do que necessária para diminuir a pobreza e amenizar a extrema desigualdade social na cidade de São Paulo, questão que o presente livro explicita e corrobora”, diz Suplicy.