Teatro Oficina (FOTOS: DIVULGAÇÃO)

Preservação de importante patrimônio histórico e criar mais áreas verdes na região central de São Paulo. Esse é o principal objetivo do Projeto de Lei (PL) 805/2017, de autoria do vereador Gilberto Natalini (PV), com a coautoria do vereador Eduardo Suplicy.

O texto prevê a construção do Parque do Bixiga em um terreno de 11 mil metros quadrados entre as ruas Jaceguai, Abolição, Japurá e Santo Amaro.

De acordo com a justificativa do projeto, há mais de 40 anos o espaço ao lado do histórico Teatro Oficina abriga um potencial viável para ser transformado em uma área pública com programação de lazer e cultural.

A criação do parque também é uma forma de combater a especulação imobiliária e a construção de condomínios empresariais que podem descaracterizar o bairro, sem falar no impacto negativo no trânsito da região.

De acordo com o PL, concretizar o Parque do Bixiga é questão de saúde pública no bairro onde vivem uma média de 70 mil pessoas abrigadas em 32 mil domicílios. Em todo o bairro, com aproximadamente 2,6 km de extensão, existe apenas uma área pública verde, a Praça Dom Orione.

Depois de passar pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), no mês de abril, a Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente deu espaço para diversas vozes do bairro defenderem a aprovação do projeto.