foto: Sérgio Lima/Poder360

Prezados Ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Cidadania, João Roma:

Encaminho-lhes a informação de como Elon Musk, empresário que tornou-se a pessoa mais rica do mundo, com um patrimônio pessoal de 188,5 bilhões de dólares de acordo com a Bloomberg, em janeiro último, defende a Renda Básica Universal.

Percebo que em seu dia a dia sempre dialogam com empresários bem sucedidos sobre a condução da política econômica. Não me recordo de qualquer encontro dos ministros, por exemplo, com os moradores em situação de rua que através do Movimento Nacional da População em Situação de Rua já lhes recomendou que logo venham a instituir da Renda Básica de Cidadania, Universal e Incondicional.

Desta vez, entretanto, é o mais bem sucedido empresário na Terra que, por ocasião do anúncio do novo robô humano em desenvolvimento pela Tesla, enfatizou seu apoio ao movimento para a criação de uma renda básica universal. Musk reconheceu que a criação dessa nova tecnologia poderá extinguir muitos dos empregos atuais. Aqui em São Paulo, por exemplo, diversos restaurantes estão substituindo garçons por telas sensíveis ao toque para se fazer o pedido e pagar por ele, sem interagir com algum atendente. A Renda Básica poderá facilitar a transição para novos tipos de trabalho com o desenvolvimento de habilidades mais valiosas.

Encaminho-lhe anexa a palestra que fiz para a XXII Conferência da Basic Income Earth Network, BIEN, em Glasgow, Escócia, em que faço uma análise de como o Governo Jair Bolsonaro deve caminhar na direção de como melhor fazer a transição do Programa Bolsa Família para a Renda Básica Universal, ao invés de tornar ainda mais complicado o sistema de transferência de renda contido nos 44 artigos da Medida Provisória que cria o Auxílio Brasil e o Alimenta Brasil.

Respeitosamente,

Vereador Eduardo Matarazzo Suplicy

Co- Presidente de Honra da Basic Income Earth Network

Presidente de Honra da Frende Parlamentar Mista em Defesa da Renda Básica

Presidente de Honra da Rede Parlamentar da Renda Básica