Mais uma ação reprovável da Polícia Militar em São Paulo. Na madrugada desta segunda-feira (16/10), a FLM (Frente de Luta por Moradia) realizou a ocupação de oito imóveis desocupados na capital, mas foram violentamente reprimidos pelos policiais, mesmo não havendo decisão judicial por reintegração de posse.

No caso mais grave, na avenida São João, no centro da cidade, PMs usaram da truculência para expulsar parte das famílias de um imóvel, e cinco pessoas foram detidas, entre elas uma das líderes do movimento Ivonete Araújo, a Netti.

Ela foi primeiramente acusada de invasão de imóvel para ser detida. Depois, no 3º Distrito Policial, o delegado a acusou de furto de celular, já que não apresentou nota fiscal de compra do aparelho.

O vereador Eduardo Suplicy deu apoio ao movimento e esteve no Fórum da Barra Funda, na audiência de custódia de Netti. Ela acabou liberada à tarde, após o juiz entender que não havia motivos para sua detenção. Os outros quatro detidos seriam ovidos ainda nesta segunda-feira no fórum.

Suplicy também esteve em dois atos de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Grande São Paulo, um Ferraz de Vasconcelos e outro em Guarulhos.

Em seus discursos, Lula ressaltou o período de retrocessos sociais em que vivemos em bradou contra as frequentes perdas de direitos sociais dos trabalhadores perpetrados pelo governo Michel Temer.

Reiterou que não está em campanha eleitoral, mas sim em uma série de caravanas para mobilizar o povo contra a perda de direitos sociais e trabalhistas. A próxima caravana começa na próxima semana em Minas gerais.

Em Guarulhos, Suplicy exaltou a liderança de Lula em sua fala e pediu a união de todas as lideranças do PT, em especial as de São Paulo, para que o partido se fortaleça e recupere o protagonismo eleitoral em 2018.

O dia do vereador começou com a ida ao velório do ex-deputado federal Ricardo Zarattini, pai de Carlos Zarattini, atual parlamentar em Brasília, pela manhã. Em seguida, já no gabinete, ele recebeu o secretário de Cultura da Prefeitura de São Paulo, André Sturm. A reunião tratou de vários projetos da atual gestão e que necessitam de liberação e aprovação de verbas.