O vereador Eduardo Suplicy fez uma intervenção no plenário da Câmara Municipal nesta terça-feira (27/11) destacando a necessidade de o Brasil reduzir a imensa desigualdade social e intensificar a luta contra o racismo. No último dia 20 de novembro foi celebrado o Dia da Conscientização Negra.

Suplicy informou que o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da população negra no Brasil é bem inferior ao dos brancos, revelando que o racismo continua sendo uma das raízes estruturais da desigualdade no país, limitando o desenvolvimento de negros e negras.

Estudo realizado pela Fundação João Pinheiro, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), divulgado na reportagem do jornal Valor Econômico em 10 de maio deste ano, que aponta que o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – da população negra brasileira cresceu.

Entretanto, ainda não há motivos para comemorar ou mesmo acreditar que as desigualdades sociais estão sendo eliminadas, de acordo com o vereador.

Somente em 2017 a população negra atingiu o IDH que a população branca já havia atingido no ano de 2000, o que, sem dúvidas, representa um hiato preocupante de quase duas décadas de desigualdades de origem racial.

Já a nova versão do “Mapa da Desigualdade”, trabalho de muita qualidade que vem sendo realizado pela ONG Rede Nossa São Paulo, entidade da mais alta seriedade, foi lançada no dia 24 de outubro na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, e corrobora os dados divulgados no primeiro semestre.

Clique abaixo e leia a íntegra do discurso de Suplicy:

Disdesiguladaderacialeseismeses craco