O vereador Eduardo Suplicy encaminhou um documento à Secretaria Municipal de Educação solicitando a agilização de procedimentos para início das atividades dos Programas Vocacional e PIA (Programa de Iniciação Artística).

Essas atividades consistem em importantes serviços voltados ao desenvolvimento e formação artística e cultural de crianças, adolescentes e jovens moradores da cidade de São Paulo, especialmente de regiões periféricas.

Segundo informação publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, a gestão João Doria (PSDB) cortou dois programas de incentivo à cultura nos 46 CEUs (Centros Educacionais Unificados), ligados à Secretaria Municipal de Educação.

A suspensão das atividades nos CEUs atingiu mais de 4.000 alunos, beneficiados pelos projetos PIÁ (Programa de Iniciação Artística), para crianças de 5 a 14 anos, e Vocacional, para maiores de 14 anos, segundo o Movimento Frente Única da Cultura. Os projetos ofereciam oficinas de dança, teatro, artes plásticas, entre outros.

Tais programas ocorrem anualmente em parceria com a Secretaria de Cultura, que é responsável pela coordenação das atividades, distribuição dos artistas orientadores e educadores nos equipamentos, planejamento e acompanhamento de ações, entre outros.

No entanto, Suplicy pede, além de rápida implementação dos programas, que a Prefeitura de São Paulo reveja sua intenção de congelar os recursos e não realizar a transferência para a Secretaria da Cultura.

“Para o ano de 2017, somente no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, está prevista a presença do Programa Vocacional em todos os 46 CEUS, com mais de 90 artistas orientadores e atendimento a cerca de 2000 alunos, bem como do Programa de Iniciação Artística em 18 CEUS, com cerca de 70 artistas orientadores e aproximadamente 1400 crianças”, afirma o vereador no documento.

Scanned-image_06-04-2017-114336-1

 

Scanned-image_06-04-2017-114336-2