O vereador Eduardo Suplicy esteve na noite desta quarta-feira, 14 de fevereiro – Quarta-Feira de Cinzas – no 8º Distrito Policial de São Paulo, no bairro do Pari, zona norte, dando apoio à jovem Jéssica Monteiro, de 24 anos.
Presa há alguns dias durante uma operação policial em uma ocupação acusada de portar 89 gramas de maconha, ficou detida do distrito. No entanto, ela estava grávida e entrou em trabalho de parto.
Após dar à luz no hospital Santana, inacreditavelmente foi mandada de volta para a cadeia junto com o filho por decisão judicial, após manifestação do Ministério Público contra a libertação.
Segundo o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), que é advogado e acompanhou Suplicy, tanto o parecer do MP quando a decisão da Justiça de manter a moça na carceragem do distrito policial causam muita estranheza
Suplicy solicitou ao Procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, atenção para o caso grave de Jessica Monteiro, “presa com o filho de apenas 3 dias, numa situação de absoluto desrespeito aos Direitos Humanos. Ré-primária, foi detida com pequena quantidade de droga numa ocupação muito humilde da cidade de São Paulo. É fundamental que se verifique o abuso da autoridade judicial.”