O vereador Eduardo Suplicy enviou nesta quarta-feira (22/03) um ofício ao prefeito João Doria e a secretários municipais relatando um caso grave de abuso contra pessoas em situação de rua na zona leste de São Paulo – o texto inclusive foi lido em plenário.
Segundo relato que o vereador recebeu do padre Julio Lancellotti, funcionários da empresa Inova, especializada em construção civil, usaram a truculência para retirar pessoas em situação de rua debaixo do viaduto Guadalajara, no Brás.
Os funcionários pretendiam colocar no local uma caçamba com entulho, e se irritaram quando uma senhora, com problemas de locomoção, disse que não poderia sair dali.
Ainda de acordo com o padre Lancellotti, os homens da Inova ameaçaram colocar a caçamba em cima da mulher, como forma de intimidar as pessoas que se alojavam por ali.
Embora houvesse a presença de um servidor da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, houve um conflito no local, que nem mesmo com a chagada da Guarda Civil Metropolitana foi solucionado.
Suplicy pediu providências ao prefeito e à secretária de Direitos Humanos, Patrícia Bezerra, para que haja uma investigação sobre o caso e que haja uma advertência às empresas cujos funcionários tenham esse tipo de tratamento.