Desenho no muro antes da pintura (FOTO: GABINETE EDUARDO SUPLICY)
Desenho no muro antes da pintura (FOTO: GABINETE EDUARDO SUPLICY)

O vereador Eduardo Suplicy enviou nesta quarta-feira (12/04) ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) pedido para que o Beco do Batman seja enquadrado como ZEPEC-APC (Zona Especial de Preservação Cultural – Área de Preservação Cultural).

O Beco do Batman fica na Vila Madalena, na zona oeste da cidade, e é reconhecido internacionalmente como um marco artístico e cultural de São Paulo por conta dos grafites nos muros criados por renomados artistas.

No último dia 10 de abril de 2017, um morador do Beco apagou os grafites dos muros de sua residência para chamar a atenção para os problemas locais e pedindo maior atenção da zeladoria da prefeitura. No mesmo dia, declarou ser a favor do grafite e autorizou artistas a criarem nova obra de arte.

A ZEPEC-APC  foi criada para proteger áreas ou imóveis que possuem valor simbólico e afetivo para uma comunidade e para a cidade,  que requerem cuidados especiais por parte do poder público, devendo ser mantidas as características que geraram esse valor afetivo. A primeira ZEPEC/APC da cidade é o Cine Belas Artes.

Segundo Suplicy, o Beco do Batman é um desses lugares, que se mantém pela ação de artistas, moradores e comunidade local. No entanto, não pode prescindir da administração municipal, especialmente na zeladoria e gestão de conflitos.

Caso seja enquadrado como ZEPEC/APC, o Beco ficará ainda mais prestigiado, devendo receber cuidados permanentes. A expectativa é de que hajam  outros benefícios  aos seus moradores.

“É necessário que as pessoas que ali residem sejam respeitadas pelos frequentadores e em especial por aqueles que promovem atividades no local”, diz Suplicy no documento enviado ao Conpresp.

Clique no link abaixo para ler a íntegra do pedido do vereador Eduardo Suplicy ao Conpresp.

zepec apc vf

A importância artística e cultural do Beco do Batman pode ser medida por meio do vídeo abaixo, produzido pela equipe do gabinete do vereador Eduardo Suplicy: