Explicações que não convenceram. Esse foi o resultado da sessão desta quarta-feira (22/03) da Comissão de Trânsito e Transportes da Câmara Municipal de São Paulo. O vereador Eduardo Suplicy participou da sessão.
Foram convidados o secretário Municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avalleda, o diretor-presidente da CET (Companhia de Engenharia e Tráfego), João Octaviano Machado Neto, e o diretor de Planejamento, Sebastião Ricardo Carvalho Martins.
O tema principal foi o aumento da velocidade nas Marginas do Tietê e do Pinheiros, medida inserida no programa Marginal Segura, da Prefeitura de São Paulo – subiu de 70 km/h para 90 km/h na pista expressa, para carros de passeio.
Os representantes do Executivo defenderam o programa, afirmando que foram aplicados conceitos de rodovias, segundo Machado Neto. “Nós aplicaremos o conceito da Marginal Segura, que é baseado na construção de rodovias; a questão da readequação de velocidade é outra discussão. O que queremos é um trânsito seguro.”
Dados divulgados no início do mês pela CET indicam que houve 102 acidentes com vítimas, com duas mortes, nas marginais Tietê e Pinheiros entre os dias 25 de janeiro e 23 de fevereiro deste ano.
Os dados se referem aos primeiros 30 dias do programa Marginal Segura. A média mensal de acidentes com vítimas nas marginais em 2016 foi de 64 ocorrências. Machado Neto explicou que esse aumento nos registros se deve ao aumento do número de operadores nas Marginais. Segundo ele, antes aconteciam acidentes que não eram registrados.
Os vereadores de oposição não ficaram satisfeitos com essas explicações. “Eles vieram e apresentaram os dados que não convenceram e eu fiz um requerimento para que eles enviem esses dados para a Comissão de Trânsito. Todos os estudos do planeta indicam que quanto menos velocidade, menos acidente tem”, disse o vereador Alessandro Guedes (PT).
Ao final da reunião, alguns taxistas que assistiam à discussão tentaram questionar o secretário e o presidente da CET sobre a regularização do aplicativo Uber na cidade, mas não tiveram sucesso.
O vereador Eduardo Suplicy também pediu mais dados para determinar as consequências do aumento da velocidade nas marginais.